Biofeedback é uma ferramenta terapêutica com sensores eletrônicos que avaliam os processos fisiológicos tais como: frequência cardíaca, temperatura periférica, resposta galvânica da pele, tensão muscular, pressão arterial e atividade cerebral.
Na medicina, em geral, eles já são empregados em diversos tratamentos como enxaquecas, reabilitação após lesões, derrames, incontinência, asma e dor crônica. Na Psicologia Clínica este aparelho pode auxiliar no tratamento de ansiedade, aumento da concentração de pacientes com TDAH, fobias (medo de dirigir, medo de avião, medo de altura, medo de animais etc.) e psicopatologias em geral.

É um excelente aliado dos Atletas que querem, ou já alcançaram Alta Performance, pois auxilia na preparação competitiva, seja levantando dados sobre o estado físico de cada esportista, seus pontos fortes e fatores a serem melhorados, em suas respectivas modalidades, como também fazendo uma leitura das condições emocionais dos competidores. Essa ferramenta aliada ao trabalho de um psicólogo, auxilia o atleta a controlar suas as emoções e o seu nervosismo, na hora de entrar no tatame, na piscina, na pista, na quadra, ou no campo. É um instrumento que ensina a desenvolver a capacidade de autorregulação.
Todos nós nos lembramos da pior derrota na história do Futebol Brasileiro na Copa do Mundo de 2014. A Alemanha fez 7 gols contra 1 do Brasil.
Atletas de alta performance deveriam passar por cuidados emocionais preventivos, muito antes das datas competitivas. São pessoas falíveis, também com emoções a serem trabalhadas e precisam aprender a lidar com milhões de pessoas, depositando dinheiro e expectativa sobre eles.
Seja no tratamento de problemas emocionais, ou na preparação competitiva dos atletas, o biofeedback é uma tecnologia de baixo custo e risco, e, quem vem ganhando espaço, na busca do equilíbrio das emoções.

Gilmara Somensari- Psicóloga Clínica -CRP 06/49605-9 Acupunturista e Especialista em Hipnose.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.