Alguns alunos e professores têm dificuldade de se adaptar com aulas online. Mas, a boa notícia é que utilizar o Skype para esse tipo de aprendizagem realmente funciona! Porém, há alguns fatores essenciais para o bom andamento desse tipo de curso.
O primeiro aspecto é: o compromisso. Deve haver regras, assim como há regras nas aulas presenciais. Por causa da flexibilidade das aulas online, alguns alunos não priorizam o estudo e o deixam para depois. Por isso, disciplina é fundamental.

No entanto, essa mesma flexibilidade que pode deixar as aulas “mais soltas”, pode ser trabalhada de forma bem positiva. Por exemplo, durante uma viagem de negócios, o aluno não precisa ir até à escola para estudar; basta agendar outro horário com o professor. Desta forma, ele não perde o conteúdo e ainda economiza com gasolina e estacionamento!
Outro ponto importante: a conexão e o computador com acesso à internet. Não adianta o professor preparar um material excelente se ele não conseguir compartilhar sua tela com o aluno! Antes de começar, é necessário checar os equipamentos, para que não haja interrupções, e a interação possa fluir normalmente.
Também tenha em mente que algumas atividades funcionam melhor que outras por Skype. Por exemplo, o Listening, o Reading e o Speaking poderão ser trabalhados muito bem, enquanto o Writing pode ser menos enfatizado.
Por fim, desconfie de programas de aulas muito baratos e métodos “engessados” que só priorizarão a conversação. É possível explicar gramática, pronúncia e fazer exercícios variados sim!
Depois destas dicas, ligue o seu computador e... bons estudos online!

Gabriela Santos – professora de inglês
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.