Será que você vem sabotando a sua saúde financeira? Eu já presenciei situações em que pessoas diziam (e realmente tinham o desejo de) ter uma vida financeiramente saudável, mas que na verdade não agiam de acordo com as suas intenções. É como ir ao nutricionista, saber tudo o que deve e o que não deve comer, esforçar-se durante o dia, mas jogar tudo por água abaixo ao roubar a geladeira durante a madrugada.
Muitas pessoas agem assim...

Querem organizar as suas finanças e até se esforçam para isso, mas acabam sucumbindo às tentações e gastam o que podem e o que não podem. E pior, muitas vezes em coisas sem nenhuma importância, coisas que não agregam nada em suas vidas.
Em alguns casos, percebo que a questão é muito menos financeira e muito mais psicológica, ligada mesmo às emoções. Atitudes pouco racionais do tipo: eu tive um dia cansativo, um mês de muito trabalho, então eu mereço essa roupinha nova, ir ao tal restaurante da moda, ou me dar um smartphone novo de presente. E aí, o que acontece? Todo o esforço do mês se esvai e a conta acaba no negativo novamente.
É importante ter consciência de que é necessário planejar as finanças, traçar objetivos, pensar nos gastos... Somente dessa forma será possível agir de maneira menos impulsiva e irracional. Lembre-se: planejar já é meio caminho andado para atingirmos nossos objetivos, mas precisamos também agir de acordo com os nossos planos.
E então, quais são os seus objetivos e como você tem se planejado e agido para alcançá-los?

Leticia Camargo é economista, planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner). Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..