A sociedade necessita de novos líderes! Para que eles surjam, os líderes atuais precisam orientar educar e guiá-los pelas “ruas estreitas” do aprendizado. Quantos estão dispostos a isso? Você é um desses líderes? Compartilho 9 dicas:
1 – Conheça-se a si mesmo; fraquezas e fortalezas – quanto mais nos conhecemos, mais teremos facilidade para ajudar o próximo e mais chances teremos de sermos assertivos.
2 – Conheça a pessoa que você quer desenvolver – precisamos identificar suas características, perceber se essa pessoa tem o perfil para iniciar este treinamento.
3 – Defina os objetivos e as atribuições, explicando os “porquês” – falhamos quando não explicamos os porquês, nossos liderados precisam saber a onde cada atribuição os levará.

4 – Tome tempo para conviver com eles – nessa relação, nada melhor que a convivência, pois ela gera aproximação, confiança e o aprendizado se torna mais fácil.
5 – Permita-lhes observar você servindo e liderando – o exemplo é uma das melhores formas de treinarmos um liderado.
6 – Dê-lhes dos recursos de que você mesmo necessita – você já é um líder e sabe o que precisa para sua trajetória de sucesso, sendo assim, ajude seu liderado, forneça os recursos necessário para sucesso dele.
7 – Tenha-os por responsáveis em seu trabalho – a prática é uma das formas de aprendermos a liderar. 8 – Dê-lhes a liberdade de errar – o erro nos incomoda, mas ao mesmo tempo nos ensina grandes lições.
9 – Avalie e confirme-os regularmente – a maioria das pessoas não gostam de ser avaliadas, mas só assim conseguiremos avaliar seu nível de aprendizado.
Gostou das dicas? Agora é sua vez, coloque em prática e forme novos líderes.

Coach Marco Garcia - Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.