Quando ligamos a televisão e vemos um jogador executar um drible no adversário em uma partida de futebol, certamente vem à nossa cabeça que ele nasceu com um talento incomparável para esse esporte. Essa impressão não está errada, mas além da herança genética, as experiências motoras vividas durante a infância e a adolescência também são essenciais para a formação de talentos esportivos. E não é só para o atleta que a construção de vasto acervo motor é importante; mas para todas as pessoas. O problema é que temos verificado em nossas avaliações que as novas gerações têm se tornado analfabetas motoras.
As principais consequências do analfabetismo motor são:

a) Dificuldade de executar habilidades motoras básicas como andar, correr e girar;
b) Falta de coordenação para executar mais de uma habilidade motora de uma vez;
c) Lesões advindas da inabilidade de realizar movimentos básicos;
d) Aumento de problemas crônicos como obesidade e hipertensão.
As principais causas do analfabetismo motor são:
a) Uso indevido da tecnologia;
b) Densidade demográfica e violência urbana;
c) Falta de conhecimento e de tempo dos pais e responsáveis;
d) Superproteção de crianças;
e) Sedentarismo adulto.
O que podemos fazer a respeito? Precisamos entender melhor esse tema, para mudarmos certos hábitos dentro e fora de casa. Sendo assim, para você que é leitor da revista Em Condomínios, disponibilizamos, de maneira gratuita, a versão E-book do livro Analfabetismo motor: a realidade das novas gerações. Basta acessar o endereço eletrônico http://analfabetismomotor.luizrigolin.com.br e nos enviar um e-mail, que retornaremos com o código promocional. Precisamos mudar o futuro de crianças e adolescentes quanto ao analfabetismo motor e contamos com sua ajuda.

Prof. Dr. Luiz Rigolin - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.