O início de ano é um ótimo momento para renovar as energias e começar a cuidar das suas finanças. Mês novo, ano novo... Uma excelente oportunidade para recomeçar. Então, aproveite os votos renovados e aplique parte desta motivação em suas finanças, começando pela criação do seu controle de fluxo de caixa para saber para onde está indo seu dinheiro. Corte os desperdícios, limite os supérfluos e economize nas suas necessidades básicas.
E mais... O que acha de fazer uma rodada de renegociações com prestadores de serviço para tentar conseguir descontos em seu plano de internet, celular, telefone fixo etc? Nada mal, né?

Deixe para trás tudo aquilo que não faz mais sentido para você. Limpe seu guarda-roupa e doe ou venda aquilo que não usa mais.
Pelo lado das dívidas e consumo, evite novos parcelamentos e também as compras por impulso! Compre apenas o necessário e consuma de forma mais consciente.
Invista o que conseguir poupar! Inicie uma aplicação programada, de preferência automatizando o processo no dia em que recebe seu salário. Janeiro é um ótimo momento para começar seu pé de meia.
Construa sua reserva de emergências com pelo menos seis vezes os seus gastos mensais e aprenda mais sobre educação financeira, pois isso pode transformar a sua vida!
Esta é a melhor hora! Aproveite este espírito de renovação e adquira hábitos financeiros mais saudáveis e desfrute de um novo ano muito mais leve e tranquilo!

Leticia Camargo é economista, planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner).
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.