Revista Leonardo da Vinci

“A reta final do ensino médio é um momento de intensa pressão, em que os jovens precisam lidar com expectativas familiares, ansiedade e autocobrança. Por isso, nosso trabalho enquanto instituição de ensino vai muito além da preparação técnica. Temos que oferecer apoio psicológico, orientação de estudos personalizada e acompanhamento individualizado dos alunos, para que se sintam confiantes e protagonistas de sua jornada”, afirma o diretor. 8 Diante desse cenário, embora a preparação deva começar com antecedência, o período que antecede as provas é decisivo para consolidar o conhecimento e ajustar eventuais dificuldades. De acordo comWagner, a principal recomendação é que os estudantes organizem sua rotina com foco em revisão de conteúdos, realização de simulados e controle da carga emocional. “Nessa etapa, o ideal não é tentar aprender tudo o que ainda não foi estudado, mas sim revisar os principais temas, treinar a resolução de questões e redobrar a atenção com a gestão do tempo e a interpretação dos enunciados. Simulados são aliados valiosos, pois ajudam a identificar lacunas e desenvolver resistência para provas longas, como o Enem”, orienta o porta-voz. Segundo o Instituto Semesp, 68% dos jovens que prestam vestibulares afirmam sentir ansiedade acima do normal durante o período de preparação, o que reforça a necessidade de um suporte integrado entre família e escola e, conforme Dias, é parte essencial nesse processo.

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