Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Síndico de condomínio: Como ser exemplo e referência na área

condominio-marco-23

Exercer a atividade de síndico como profissão requer muita responsabilidade e obrigações, já que ele possui enorme impacto nas ações do condomínio. Por isso, existem dicas que podem facilitar o dia a dia do profissional, além de criar melhores relações com os condôminos.
1 — Resiliência
Encarar a atividade de síndico como profissão tem seus desafios e dificuldades, e como toda atividade profissional e empresarial, demanda resiliência que é a capacidade de superar as adversidades e momentos difíceis que todo profissional autônomo enfrenta, não desistindo no primeiro round.
2 — Conhecimento
Muitos síndicos profissionais possuem formação acadêmica em alguma área, sendo: direito, engenharia, comunicação, administração, entre outras. Isso traz habilidades e conhecimentos importantes para atividade de síndico, que é multidisciplinar, mas acredite na educação continuada, mesmo que tenha formação universitária, busque sempre se atualizar e faça cursos específicos na área, participe de eventos e compartilhe seus conhecimentos e informações com outros profissionais.
3 — Conte com uma boa administradora
A administradora de condomínios é o braço direito do síndico, uma boa administradora que contribui trazendo segurança jurídica, gerenciamento de contas a pagar, gestão tributária do Departamento Pessoal.,
4 — Invista na manutenção preventiva e tenha empresas e profissionais parceiros
Situações como portões quebrados, vazamentos, motobombas defeituosas, alagamentos, entre todas as outras situações que podem ocorrer e tirar o sono do síndico podem ocorrer a qualquer momento, por isso é importante tentar evitá-las.
5 — Empatia
O Síndico precisa ter jogo de cintura, se relacionar com os condôminos com educação, urbanidade e ter foco nas soluções ao invés dos problemas é fundamental, colocar-se no lugar do outro e demonstrar empatia, ser acessível, compreender os anseios dos condôminos, mesmo quando se manifestam de forma inadequada. Essa questão é uma das principais para uma boa atuação do síndico profissional.

Fernando Willrich