Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Cartão de crédito: vantagens e desvantagens

Você está saindo para o shopping para fazer compras e uma das primeiras iniciativas é colocar o cartão de crédito no bolso ou na bolsa. Mas… Será que utilizar o cartão é uma boa opção?
Pode ser que sim ou pode ser que não! Depende… Algumas das vantagens deste meio de pagamento podem ser: um maior prazo para pagar o que comprou, a possibilidade de pagar vários ítens num único dia, o parcelamento de compras sem juros em alguns casos, a segurança de não precisar andar com muito dinheiro no bolso, ter as compras relacionadas na fatura, ganhar milhas…

De outro lado, algumas das desvantagens podem ser: falta de controle nos gastos, aumento da propensão a consumir por impulso, juros altos do rotativo e depois do parcelamento em caso de não pagamento da fatura total.
Para aqueles que são mais organizados e menos consumistas, o cartão pode ser um bom aliado, mas para os que não se controlam e acabam comprando por impulso, pode se transformar em uma dor de cabeça sem precedentes.
Já vi clientes superendividados por terem vários cartões e por abusarem dos limites – que somados superavam a sua renda mensal – e depois, não conseguiam pagar as suas faturas.
Por outro lado, eu utilizo o cartão sempre que posso, para ganhar alguns dias para pagar as minhas contas, parcelar sem juros alguns itens e, consequentemente, para juntar milhas. Além disso, aproveito mais os juros do meu dinheiro, que fica por mais tempo aplicado.
Repare que o cartão pode ser bom ou ruim, mas isso depende de você! Procure se conhecer melhor e analise como lida com as suas finanças. Pese bem as vantagens e desvantagens, e decida se o cartão de crédito é bom ou não para você!

Leticia Camargo é economista, planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner). Email: leticia@leticiacamargo.com.br.