Outro dia, tomava café ao lado de um pai e seu filho. Como eu estava sozinha e eles não falavam tão baixo, acabei escutando a conversa…
O pai explicava que se o filho não poupasse nas pequenas coisas, nunca iria comprar algo grande. Ao que me pareceu, o amiguinho tinha comprado um brinquedo caro e o menino queria também.
Só que ele não tinha o dinheiro para aquela aquisição. O pai falava que ele tinha que aprender a poupar, ou acabaria tornando-se um endividado. Tentava mostrar que não deveria invejar o que não tinha e, sim, dar valor ao que já possuía.
O exemplo é interessante, pois temos visto muitos pais darem tudo aos filhos e esta meninada não aguenta aguardar por nada. Temos que plantar para colher, e as conquistas não vêm de uma hora para a outra… Elas dependem de sacrifícios (abrir mão de uma bala), de planejamento (quanto economizar da mesada para poder comprar o determinado brinquedo) e disciplina (para resistir à bala e guardar o que foi planejado).
Lembro que quando tínhamos que fazer um trabalho escolar… era preciso ir à biblioteca pegar um livro, preencher uma ficha, levar para casa, resumir em um rascunho e depois passar a limpo em um papel almaço. A vida não era fácil, mas naquela época aprendíamos a esperar, a ter mais disciplina…
Ensine seu filho sobre o valor do dinheiro e sobre a importância da paciência. Devemos aproveitar as oportunidades rotineiras para explicar estes conceitos para eles. Assim, formamos nossos filhos na escola das finanças, com conceitos que servirão para toda a vida.
Leticia Camargo é economista, planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner). Email: leticia@leticiacamargo.com.br.
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105