Matérias

Biofeedback é uma ferramenta terapêutica com sensores eletrônicos que avaliam os processos fisiológicos tais como: frequência cardíaca, temperatura periférica, resposta galvânica da pele, tensão muscular, pressão arterial e atividade cerebral.
Na medicina, em geral, eles já são empregados em diversos tratamentos como enxaquecas, reabilitação após lesões, derrames, incontinência, asma e dor crônica. Na Psicologia Clínica este aparelho pode auxiliar no tratamento de ansiedade, aumento da concentração de pacientes com TDAH, fobias (medo de dirigir, medo de avião, medo de altura, medo de animais etc.) e psicopatologias em geral.

As pessoas que têm atendimento agendado no INSS devem se lembrar de, no dia marcado, levar os documentos originais. Essa documentação é exigida para conferência dos dados cadastrais e das contribuições recolhidas. É importante destacar que não são aceitas cópias simples, ou autenticadas.
Os documentos válidos para identificação são o CPF e o RG, ou outro documento de identificação que esteja dentro do prazo de validade e possua foto, como carteira de habilitação e passaporte. Além disso, é necessário apresentar as carteiras de trabalho,

Muito se fala sobre a maternidade e as mil e uma preocupações da mulher antes, durante e após a gravidez. Pré-natal, amamentação, parto etc. Além disso, até pouco tempo atrás, os papais eram deixados de lado, nos cuidados com o bebê. Entretanto, os homens da atualidade desejam participar, dividir as funções e estar mais próximos nessa fase tão importante da família. É a chamada paternidade ativa.
O pós-parto pode trazer tristeza e cansaço à mulher, deixando-a insegura. O apoio e o incentivo do papai são essenciais para que ela se reestruture, se reorganize e sinta-se capaz de amamentar e se dedicar a esse momento.

Ou não...? Devido à alguma necessidade profissional, os alunos procuram professores particulares e cursos de inglês para aprender o idioma “para ontem”. Não há dúvidas de que os estudantes aprenderão. No entanto, ficar fluente é outra história.
Todo conteúdo bem direcionado por um profissional experiente, usado através de uma metodologia adequada gera resultados. Mesmo, aquele aluno que tem dificuldade, invariavelmente, aprenderá alguma lição.

Você lembra do seu primeiro livro? Não exatamente o primeiro livro que chegou nas suas mãos, mas aquela primeira história que lhe marcou, que encheu de emoção e fantasia. Agora, se concentre na primeira lembrança que veio à cabeça. Lembra da história e dos personagens? E da capa? Leu sozinho, ou com alguém? Foi na escola, ou em casa?
Vou explicar o porquê destas perguntas: cada vez mais se discute entre pais, educadores e pesquisadores como introduzir a leitura às crianças, em meio a competição cada vez mais massacrante de tablets e eletrônicos.

Aprendemos em Economia que sempre precisamos fazer escolhas entre opções conflitantes (trade-off). Quando escolhemos comprar um determinado bem com o nosso dinheiro, estamos abrindo mão de comprar um outro bem, ou contratar um outro serviço. Mesmo quando aparentemente não estamos fazendo nenhuma escolha, estamos optando por permanecer na mesma situação, manter o “Status Quo”.
Este conceito vale para muitas decisões corriqueiras em nossas vidas... Quando escolho dormir até tarde no domingo, deixo de ir à praia (ou de jogar vôlei, no meu caso) ... Acabamos sempre enfrentando o dilema do trade-off: se eu escolho isso, fico sem aquilo.