O País não cresce, a inflação está nas alturas e o desemprego em ascensão. Nesse clima de incertezas, como podemos nos prevenir dos efeitos da crise econômica e preservar as nossas finanças pessoais?
Não é surpresa que grande parte da população já sinta os efeitos desta crise. Aqueles que estavam conseguindo poupar, agora ficam próximos do vermelho; quem estava em equilíbrio financeiro, começa a se endividar e os endividados estão em maus lençóis.
Tudo isso somente reitera a importância do Planejamento Financeiro em nossas vidas, reforçando o papel essencial de uma reserva de emergências, construída na época da bonança, para prevenir as agruras dos tempos das vacas magras.
Lembra-se da história da cigarra e da formiga? A formiga, mais previdente, passava o verão guardando comida no formigueiro para que, quando chegasse o inverno, ela pudesse se alimentar. Enquanto a cigarra ficava cantando, sem se preocupar com o futuro, e quando a neve caiu, teve que pedir ajuda à formiga, pois não tinha se planejado para um momento ruim.
Para quem não se planejou com antecedência, é bom começar a organizar o seu fluxo de caixa, colocando no papel, ou em uma planilha, todas as suas receitas e os seus gastos. Somente assim, será possível analisar para onde está indo o seu dinheiro e se organizar para efetuar os cortes necessários no orçamento.
A recomendação é que se você não está sabendo como lidar com suas finanças, procure um planejador financeiro certificado, que irá lhe auxiliar tanto nos momentos de fartura quanto nos períodos de dificuldade.
Leticia Camargo é economista, planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner). Email: leticia@leticiacamargo.com.br.
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105