Troca de Banners Responsivo - Aleatório

O limite do cheque especial não é complemento de renda

Utilizar o cheque especial como complemento de renda costuma ser um dos grandes equívocos que as pessoas cometem em suas finanças pessoais. Sem controle de quanto gastam, acabam utilizando todo o seu salário e também o limite do cheque especial, levando-as a uma dívida que vai crescendo mês a mês, como uma bola de neve.
Mesmo que para alguns isso não pareça tão óbvio, o limite do cheque especial trata-se de um empréstimo e, o que é pior, com um dos juros mais altos que existem no planeta.

Percebo que algumas pessoas acreditam que ficarão negativos por apenas alguns dias, mas entram no vermelho por longos períodos. Vejo ainda indivíduos endividados que negam sua vulnerabilidade financeira: evitam olhar seus extratos bancários alegando que o que os olhos não veem, o coração não sente. Mas, o bolso sente!
A melhor solução, neste caso, seria procurar uma linha de crédito com taxas mais baixas, certo? Porém, quando sugiro para trocarem o cheque especial por outras linhas de crédito mais baratas, algumas pessoas reagem dizendo que não querem ficar mais endividadas. A questão, é que elas não percebem mas, quando estão negativas no banco, já estão tomando um empréstimo!
Sendo assim, é muito importante que as pessoas procurem viver de acordo com suas possibilidades e não num padrão superior à sua renda, evitando as tentações do consumo para alcançar a saúde financeira.
E você? Que tal aproveitar o início de 2017 para sanar suas finanças e começar um novo ano com mais disciplina e planejamento?

Leticia Camargo é economista, planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner).
Email: leticia@leticiacamargo.com.br.