Todo ano é a mesma coisa, chega em abril e ficamos amargando o pagamento do imposto de renda. Mas, que tal diminuir a mordida do leão? É possível, por meio legais, pagar menos para a Receita.
Contribuindo com até 12% da sua renda bruta tributável para um Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), é possível obter um benefício fiscal e receber uma restituição, ou diminuir o imposto a pagar.
Para isso, é preciso efetuar a declaração anual do imposto de renda pelo modelo completo e ser contribuinte do INSS, ou do regime próprio, do funcionalismo público.
Estas contribuições são consideradas despesas dedutíveis, assim como as despesas médicas, ou com educação, porém só podem ser utilizadas até o limite de 12% da renda tributável bruta, como citado anteriormente. Assim sendo, não entram neste cálculo nem o 13º e nem a PLR.
O valor aportado é diminuído da sua base de cálculo e você pagará um imposto menor, ou receberá uma restituição do imposto excedente.
Procure os planos com melhores taxas de carregamento e de administração e não se esqueça de olhar também nas seguradoras independentes, que costumam ter produtos mais competitivos. Por fim, sempre vale a pena lembrar que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.
O último alerta é: não deixe para a última hora! Para que você possa utilizar o benefício em sua próxima declaração em abril de 2016, os aportes devem ser efetuados até o final do ano base, ou seja, até o final de dezembro.
Leticia Camargo é economista, planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner).
Email: leticia@leticiacamargo.com.br
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105