Você quer ter o seu negócio próprio? Quer virar sócio de uma grande empresa? Sabia que isso é possível? E mais… nem sempre precisa de tanto dinheiro assim. Sabe como?
O caminho mais fácil e prático é comprar ações de uma empresa listada na Bolsa de Valores. Quando investimos em ações na Bolsa, estamos comprando um pedaço de uma empresa e teremos bons ganhos se a empresa auferir bons lucros. Neste caso, não participaremos do dia a dia da empresa, seremos sócios minoritários.
O empreendedorismo também é uma outra maneira de ser sócio de uma empresa.
Você tem uma boa ideia e abre a sua empresa baseado nesta ideia ou então, passa a ser franqueado de uma marca que já esteja estabelecida no mercado. Na primeira situação, o risco é maior, pois, por ser uma ideia nova, não se sabe se vai dar certo ou não. Porém, se der certo, a perspectiva de lucros pode ser bem alta. Já em uma franquia, o risco é menor, pois a ideia já funciona e está consolidada, e neste caso, você ainda aproveita toda a expertise do franqueador.
Por último, outra possível opção é participar da empresa como sócio capitalista. Assim sendo, você estará contribuindo com os recursos para que ela possa fazer seus investimentos e dar bons resultados, mas não vai trabalhar nela. A sua remuneração será a distribuição de lucros, que será proporcional à sua parte na empresa.
Finalizando, gostaria de lembrar que investir em uma empresa costuma ter mais riscos do que aplicar em renda fixa, e, portanto, é razoável esperar que o retorno no longo prazo também seja maior, caso contrário, ninguém iria se aventurar a abrir um negócio próprio, concorda? Seria melhor deixar o dinheiro aplicado em renda fixa no banco e ir pra praia tomar água de coco.
Leticia Camargo é economista, planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner). Email: leticia@leticiacamargo.com.br.
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105