Nos dias de hoje os pais, por praticidade e às vezes falta de tempo, acabam deixando suas crianças horas em frente a TV. Este hábito faz com que momentos preciosos, que poderiam ser utilizadas com atividades interessantes, acabem sendo desperdiçados.
A TV em excesso provoca uma atitude de passividade por parte do espectador, principalmente criança; passando conceitos e valores muitas vezes questionáveis.
O ideal seria o adulto observar o que o pequeno está assistindo e, conversar sobre o conteúdo que é apresentado, levantando hipótese e dizendo suas opiniões.
Diminuir o tempo em frente a TV com tarefas domésticas em que a criança possa participar ajuda a ocupar o tempo de forma produtiva e, a insere no dia a dia do lar. A noção de responsabilidade também é despertada nestas oportunidades.
Dependendo da idade de seu filho, hábitos como guardar as próprias coisas, arrumar a cama, lavar o seu prato na pia, preparar lanches ou até refeições entre outros; são muito curtidos pelas crianças. Minhas filhas a partir dos oito/ nove anos gostavam de colocar a roupa na máquina de lavar e havia revezamento entre elas. Separar roupa colorida da branca, colocar o sabão e amaciante, apertar o botão “ mágico” e, depois pendurar no varal era uma atividade semanal rotineira. Nesta faixa etária também tarefas como listar as compras do supermercado e acompanhar os pais nesta atividade, embalar e guardar as compras ao chegar em casa, são experiências úteis. Lógico que demandava paciência e disponibilidade dos pais neste acompanhamento, mas o resultado é educativo. Noções e hábitos são vivenciados neste momento: a comparação de valores, equilíbrio entre o que se quer e o que se pode comprar, a seleção de necessidades, organização etc.
Outras atividades também podem substituir a TV.
Contar histórias ou participar de peças em que isso acontece desperta novos interesses por temas fora do cotidiano e enriquece vivências e vocabulário.
Valorizar a leitura: se a criança está habituada a conviver com o jornal, livro, revista irá aos poucos despertar a curiosidade.
Como dica para desenvolver o gosto pela leitura os pais podem visitar rotineiramente a banca de revista com os filhos, comprar revistas em quadrinhos. As visitas as livrarias em finais de semana são interessantes pois preparam ambiente motivadores para que a criança possa escolher e manusear diferentes livros.
Vamos pensar nas possibilidades que temos para usufruir da convivência com nossos filhos de uma forma útil , ativa e amorosa.
Maria Angelina Franceschini Brandão
Prima- Escola Montessori de São Paulo
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105