Você sabia que o equilíbrio financeiro e a produtividade no trabalho estão diretamente relacionados? Sim, pessoas endividadas têm maior propensão a ficarem doentes e a faltar no serviço. Por conta disso, além da desmotivação com a vida e com a situação em que se encontram, elas tendem a ter sua produtividade abalada. Muitas vezes, esse indivíduo está presencialmente no trabalho, mas sua cabeça está longe, pensando em como pagar as contas.
Inúmeros estudos já foram feitos sobre este assunto e um número crescente de empresas está se preocupando em dar subsídios aos seus funcionários para que saiam do endividamento e, consequentemente, aumentem sua produtividade. Palestras e workshops sobre educação financeira são ótimos aliados para que os colaboradores comecem a ter mais consciência de suas finanças. Assim, eles passam a gastar de forma mais racional e a focar nos seus objetivos de longo prazo, trocando os gastos sem importância do dia a dia por uma poupança significativa.
Em pouco tempo, eles passam a usar os juros a favor deles próprios, contribuindo com o aumento da poupança e do equilíbrio financeiro. Sobre os juros, devemos lembrar que eles são uma espécie de “aluguel” do dinheiro, ou seja, uma remuneração cobrada por quem empresta este recurso. Eles são um prêmio para quem consegue poupar e um custo para quem está no vermelho. Isso significa que todos nós podemos usá-lo em benefício próprio.
Particularmente, neste momento em que o desemprego está em alta, pergunto: será que não vale a pena investir um pouco do seu tempo para cuidar das suas finanças e colocá-las em dia? Melhor pensar nisso, agora, antes que seja tarde, pois ninguém está livre deste risco.
Leticia Camargo é economista, planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner). Email: leticia@leticiacamargo.com.br
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105