Quem é que não gosta de música? Além de entreter e emocionar as pessoas, a música pode ser uma importante fonte de aprendizado para os alunos de inglês. Seguem alguns benefícios:
– Aquisição de vocabulário: Ao repetir uma informação várias vezes, forçamos o nosso cérebro a armazenar aquela nova informação, na memória de longo prazo.
Assim, ao ouvir uma canção, repetidamente, o aluno vai relembrar as palavras e guarda-las por mais tempo. Pode-se aprender gírias, expressões idiomáticas, entre outras.
– Pronúncia: O aluno acaba prestando mais atenção na entonação das palavras e as repete do modo correto.
– Fluência: Ao adquirir novo vocabulário e aprender a pronúncia, o aluno desenvolverá sua fluência, usando as estruturas da música numa conversa, por exemplo.
O prazer de ouvir e entender uma canção que se gosta proporciona ao aluno maior motivação para continuar estudando. Então, para treinar sozinho, ou com seu professor, escolha uma banda, ou cantor do seu estilo preferido. Faça anotações sobre o título, sem saber do que se trata a letra. Ouça uma vez e tente entender o contexto e a ideia principal. Depois, ouça mais uma vez e tente compreender os detalhes. Por último, ouça novamente, cheque as frases para garantir que, realmente, as entendeu, e… cante junto! Fazendo isso, pouco a pouco, você vai sentir uma melhora em seu desempenho, pronúncia e vocabulário!
Gabriela Santos – professora de inglês
gabi.ps@bol.com.br
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105