Entro numa casa e vejo tudo arrumado, mas quando começo a abrir as portas dos armários, vejo que tudo está bem jogado, ou em alguns casos, bem socado lá dentro.
Minha avó sempre dizia: por fora bela viola, por dentro pão bolorento. O fato de um ambiente estar arrumado, não resolve o problema da desorganização da casa, e, consequentemente, da desorganização da mente.
Quando estamos com os armários, mesas, quartos e tudo o que quer que seja, desorganizados, a nossa vida também fica numa desordem total. A ordenação de um ambiente funciona como se fosse uma reeducação comportamental e mental. É como se você montasse um quebra-cabeça, onde cada peça tem o seu lugar. Em nossos ambientes, tudo tem que ter o seu lugar também. Vou dar aqui algumas dicas de como começar este processo, que a meu ver é muito prazeroso e só trará benefícios a quem fizer: 1) Descarte tudo o que for dispensável; 2) Categorize e planeje como será organizado tudo que sobrou; 3) Limpe e comece a organizar; 4) Identifique com etiquetas o local de cada coisa; 5) Faça uma manutenção e revisão, pelo menos 1 vez por mês. Agora, vou dar um exemplo de organização, usando as dicas acima. Ambiente: closet feminino. Tire para fora tudo que tem dentro do closet e comece a ver o que não usou nas últimas 4 estações do ano (exceto roupas de festa). O que não tiver sido usado é um forte candidato a ser doado. Avalie o que ficou e categorize junto com o planejamento de como irá organizar: sapatos, camisas, blusas, vestidos, calças, casacos, lingerie, roupa de praia etc. Após tudo planejado e o local limpo, inicie a organização do ambiente. Quando tudo estiver organizado, faça a identificação no local, para que esta organização seja mantida. Não se esqueça da manutenção e revisão periódica. Quando você se organiza, você governa sua própria vida. Seja feliz!!!!
Rosemeire Haddad Pezzino (www.elaorganiza.com.br)
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105