Em todos os lugares, classes sociais, ou culturas, encontramos pessoas perdidas, atordoadas e em grande sofrimento após uma separação. Se não é seu caso, mas conhece alguém nesse momento, certamente, esse texto poderá apresentar algumas possibilidades. À medida que a situação é compreendida facilita o desenvolvimento de estratégias para enfrentamento.
Relacionamentos chegam ao fim por motivos diversos. Escolha restabelecer o seu equilíbrio emocional para encontrar caminhos. A cultura e a sociedade multiplicam ideais de relacionamentos perfeitos, harmoniosos e infinitos, mas casamento, namoro, ou noivado como qualquer relação, depende de atenção, investimento, respeito, conquistas diárias e cuidados. E como tal algo pode dar errado. E o final de uma relação suscita sentimento de perda, afinal é um luto. Algumas pessoas só relacionam luto à morte, mas demissão, início da vida adulta, envelhecimento, mudança de casa são perdas de algo e podem gerar imenso sofrimento. Estudos demonstram que o luto apresenta cinco fases: a Negação; a Barganha; a Raiva; a Depressão e a Aceitação, apresentadas, didaticamente, podem ocorrer, simultaneamente, ao longo do dia, oscilando intensamente nos primeiros dias. É considerado “normal” que as pessoas estejam em luto por até dois anos, todavia conhecemos pessoas que sofrem por um tempo superior e isso precisa ser cuidado. É essencial:
1. Tente deixar seus filhos fora dessa tensão, a melhor maneira para não prejudicar o desenvolvimento dos pequenos é tentar tratar o ex com respeito, independente, do motivo do fim.
2. Não tenha vergonha de chorar, ou falar para as pessoas que gosta, sobre seus sentimentos, negá-los só fará a dor aumentar.
3. Quanto menos tentar saber da vida do ex, mais ele fará parte do passado e a dor diminuiu.
4. Nada é fixo na vida, mesmo desejando não há como controlar o mundo. Se te abateu de forma que não tem disposição para nada, um profissional pode lhe apoiar para reencontrar possibilidades.
Cristina Santana – Psicóloga – Santana.cristina2005@hotmail.com
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105