Hoje eu quero falar sobre como gastar menos do que você ganha. Parece óbvio e desnecessário falar sobre esse tema, mas, na realidade, não é. Escuto muitas pessoas brincado com o “está faltando salário no meu mês” e, infelizmente, isso se reflete em números. A porcentagem de famílias endividadas e até inadimplentes é alta.
Viver fora do padrão de vida ainda é uma triste realidade.
Muita gente gasta o que não tem, seja por impulso ou por influência de amigos e publicidade. Mas peço que tomem cuidado com esse comportamento, pois as consequências são sérias.
Para começar, quero falar da importância de priorizar os sonhos. É normal que se faça a conta errada, só poupando para os objetivos se sobrar algum dinheiro do salário no final do mês. Esqueçam, pois isso nunca vai acontecer! Recomendo que, a partir de agora, façam a seguinte equação: ganhos (–) sonhos (–) despesas. Dessa forma, você gastará menos do que se ganha e garantirá a realização dos seus sonhos.
Outro ponto que gosto de ressaltar são os pequenos gastos. Muita gente pensa que cafezinhos, balas e lanches, por exemplo, por serem baratos, não comprometem o orçamento. Grande ilusão! São exatamente eles que podem desestruturar a vida financeira, pois são despesas que não costumamos controlar e, somadas, representam uma quantia relevante.
Por isso, é tão importante realizar o diagnóstico financeiro, anotando todos os gastos (até mesmo esses pequenos que comentei), durante 30 dias, dividindo-os em categorias. Assim, consegue-se ter, ao mesmo tempo, uma visão ampla e detalhada das despesas, vendo onde se pode diminuir ou até cortar.
Ao fazerem isso, verão que é possível sim viver com o que se ganha, sem precisar ficar colocando a culpa em propagandas apelativas, nas taxas de juros exorbitantes dos bancos ou na forma como o governo burocratiza tudo.
Quem conhece e controla seus gastos com rigor, é capaz de eliminar suas dívidas, guardar dinheiro e, consequentemente, gastar menos do que ganha, alcançando a tão sonhada independência financeira.
Reinaldo Domingos é educador e terapeuta financeiro, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), DSOP Educação Financeira, Editora DSOP, autor do lançamento do livro Mesada não é só dinheiro – Conheça os 8 tipos e construa um novo futuro e do best-seller Terapia Financeira.
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105