Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Fibromialgia, lidando com a dor.

A fibromialgia é, muitas vezes, caracterizada por um conjunto de sintomas, incluindo dor crônica e musculoesquelética generalizada, hiperalgesia, fadiga, bem como outras queixas somáticas e funcionais. Atualmente, observa-se que a acupuntura e a fisioterapia têm sido tratamentos muitos utilizados para combater os sintomas dessa doença.

A fisioterapia é importante no tratamento da fibromialgia porque ajuda a controlar sintomas como dor, cansaço e distúrbios do sono, promovendo o relaxamento e o aumento da flexibilidade muscular. O tratamento de fisioterapia pode ser feito de 2 a 3 vezes por semana e tem como objetivos: promover o relaxamento, a mobilidade e a flexibilidade muscular, através de exercícios de alongamento, promover o relaxamento muscular, melhorar a qualidade do sono, combater a fadiga e diminui a dor, através de massagens, reduzir a dor nos pontos dolorosos, através da eletroterapia, utilizando aparelhos como o TENS e Ultrassom.
A acupuntura, por meio do estímulo dos terminais nervosos, determina o aumento da produção de serotonina e endorfina no sistema nervoso central, que age como forte analgésico e ainda auxilia no controle emocional, tendo efeito antidepressivo e anti-ansiolítico, possibilitando a regularização do sono e a diminuição da fadiga; pode ser realizada de 1 a 2 vezes por semana.
Como em quase todas as doenças, é importante que o paciente promova significativas mudança em suas atitudes. Exigir-se demais, com perfeccionismo no dia a dia, só pode atrapalhar a recuperação. Cuide da sua saúde!
Thais Kuguelle
Fisioterapeuta
Crefito/3: 38.150-F
www.fisioterapiathaiskuguelle.com.br