A crise econômica que afeta o Brasil já por algum tempo, tem tirado o sorriso do rosto do brasileiro e mudando a lista de prioridades da família brasileira. A classe média, principal classe a sofrer severas consequências com a situação econômica, redirecionou seus gastos para consumos de subsistência e gêneros de extrema necessidade. As empresas estão cada vez mais diminuindo as novas contratações, e a concorrência para cada vaga de trabalho acaba ficando cada vez mais competitiva. Os novos candidatos devem além da experiência profissional devem ser dinâmicos, de espiritualidade forte, socializáveis e de boa aparência, transparecendo confiança e organização pessoal.
Mas como um pessoa com problemas em sorrir pode transparecer tudo isso? É praticamente impossível uma pessoa transparecer segurança e simpatia se não existe um sorriso estampado e saudável. Algumas pessoas consideram o sorriso um cartão de visitas. Em uma universidade canadense foi feito uma pesquisa com fotos de pessoas sorrindo e sem sorrir para pessoas aleatórias escolherem quais as mais simpatizantes, e noventa porcento do resultado foram para as fotos das pessoas sorrindo. Outras pesquisas foram feitas com fotos de pessoas sorrindo para outras pessoas analisarem e escolher quais as que passam imagem de organização e segurança, e a maioria escolheram fotos de pessoas sorrindo com dentes maiores e não encavalados. Baseados nessas pesquisas alguns convênios odontológicos conseguem contratos com grandes empresas. Por isso temos certeza que o nosso sorriso é a manifestação da nossa alma. Os dentes são tão importantes que até nos monstros de cinema eles tem dentes a mais e maiores e mais pontudos, mas dificilmente nos vemos um monstro sem dentes, por mais horripilante que ele pareça. E quando eles caracterizar um personagem para parecer desleixado, sujo e acabado, a primeira coisa que eles fazem é pintar um dente para dar a impressão de falta de dentes.
Com as novas tecnologias o tratamento odontológico nunca foi tão rápido e fácil de resolver problemas como falta de dentes e até mesmo redesenhar o sorriso com laminados de porcelana que podem ser feitos hoje em apenas um único dia. Investindo na saúde e no bem estar pode ser muito mais vantajoso do que um carro novo ou uma viagem de ferias, e isso vem se tornando cada vez mais comum nos consultórios esse tipo de consciência principalmente na classe média brasileira.
É muito valido lembrar que o tratamento odontológico mais barato que existe é a prevenção. Nada substitui visitas regulares ao dentista para confirmar com exames clínicos e radiográficos, problemas que ainda estão no começo e onde o tratamento é muito fácil e mais em conta. Assim como em qualquer tratamento de saúde, a prevenção é incomparavelmente mais barata do que a remediação. E isso também pode ajuda-lo em um futura negociação ou contratação para um novo emprego por simplesmente estar com um sorriso em ordem. pense nisso.
Dr. Demetrio Taketa – Mestre em Prótese Dentaria
Especialista em implantodontia – Diretor de Pesquisa da Liga CEREC
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105