Um tema que sempre temos que reforçar é a indicação para implantes dentários. Hoje, praticamente toda substituição dentária por prótese está indicada a instalação de implantes , desde que, o paciente não ofereça contraindicações como por exemplo :diabetes não tratadas, hipertensão não compensada, pacientes gestantes ou lactantes (amamentando), pacientes em tratamento de quimioterapia, radioterapia entre outros.
A contra indicação dos implantes propriamente dita esta ligada a falta de espaço ósseo , que hoje pode ser reconstruído com enxertos ósseos e sem necessidade de uma cirurgia hospitalar como eram feitos até pouco tempo atrás. As reconstruções ósseas são procedimentos, hoje bem mais simplificados podendo ser feito no próprio consultório. Depois do osso reconstruído a instalação dos implantes é bem indicada .
A vantagem dos implantes para uma prótese fixa convencional vai desde a preservação dos dentes íntegros vizinhos , até o restabelecimento da função óssea .Hoje , a única desvantagem do implante para a prótese convencional , é apenas o ato cirúrgico de instalação dos implantes. Nem mesmo o preço do implante tem desvantagem da prótese convencional, isto pode ser constatado com qualquer implantodontista. Por exemplo: uma ponte fixa de três elementos, deverá ter três elementos definitivos , mais três elementos provisórios , mais os desgastes dos dentes e os tratamentos de canais , isso sem contar que a troca da peça futuramente será de três elementos novamente , mais três provisórios , e mais um desgaste ainda maior dos dentes pilares.
Com a colocação dos implantes, além dos dentes vizinhos serem preservadas, a troca da peça é de apenas um elemento ao invés de três de uma ponte fixa convencional, mas a mais importante das vantagens certamente é o restabelecimento da função óssea (colocar o osso para funcionar novamente), isso deverá frear a reabsorção óssea por falta de função de uma raiz dentro do osso, já que o implante terá a função de uma raiz artificial.
A instalação dos implantes está cada vez mais simplificada e cada vez mais sofisticada, hoje dentro dos padrões de cirurgia oral , é considerado um procedimento simples, porém como é um tratamento novo, os materiais são mais precisos e mais caros, requer um investimento maior que em outras áreas da odontologia , porém um profissional bem atualizado também é peça fundamental para o sucesso do tratamento, bem como um bom planejamento.Com uma conversa com seu dentista ele indicará a melhor alternativa para seu caso . com ponte fixa ou com implante.
Dr.Demetrio Taketa – Professor de especialização em implantodontia
demetriot@me.com
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105