O Dia das Mães é considerado uma das melhores datas para o comércio. Nessa época do ano, as vendas alcançam grandes patamares, não importa a crise. É compreensível, uma vez que o presente em questão é para aquelas que têm um dos papeis mais importantes na vida de uma pessoa: as mães.
Uma das maiores realizações de vida de uma mãe é ver toda a família bem, feliz e saudável, principalmente os filhos que são suas “crias”.
Nosso sentimento – enquanto filhos – é recíproco, mas muitas pessoas acabam demonstrando todo esse amor e zelo por meio de presentes caros, especialmente numa data como essa.
E se, em vez de comprar produtos específicos, os filhos começassem a se buscar saber mais sobre os sonhos da mãe? Qual a maior vontade dela? Pode ser que seja algo caro sim e que vá precisar de um planejamento melhor, mas, assim, você estará ajudando ela a realizar algo que realmente importa e não um desejo pontual.
De repente, pode ser algo simples, uma viagem à cidade Natal (se estiver morando há muitos anos em outro lugar), algo que se resolve em um fim de semana. Ou ainda ela tenha o sonho de fazer um passeio de balão, e você a leva. Essas são apenas algumas ideias que surgirão na minha cabeça e que podem se encaixar na sua realidade. Não é muito mais legal quando fazemos parte da realização de um sonho daquela que é tão essencial em nossas vidas?
Quando se tem irmãos, essa “missão” fica ainda mais fácil, pois se tem mais gente para pensar em algo interessante, ir atrás do que é necessário e ainda para dividir os gastos. Agora, se você perceber que sua mãe não tem sonhos, tenho outra recomendação: converse com ela, escute e incentive-a a voltar a sonhar. Uma pessoa sem sonhos não tem forças para seguir uma vida feliz, pois não tem nada para perseguir. Esse também será um dos maiores presente que poderá dar a ela.
Mas reforço: isso tudo tem que vir acompanhado de um planejamento. É preciso saber da sua situação financeira antes de poder realizar o sonho de outra pessoa, afinal, se lembram do que disse no começo? Uma das maiores realizações delas é ver os filhos bem, e isso inclui a saúde financeira deles. A data não pode ser sinônimo de descontrole financeiro, mas sim de conscientização união e homenagem a quem tanto fez, faz e sempre fará por nós. Feliz Dia das Mães!
Reinaldo Domingos é mestre em Educação Financeira e terapeuta financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira, Abefin e Editora DSOP, autor do best-seller Terapia Financeira, dos lançamentos Papo Empreendedor e Sabedoria Financeira, entre outras obras.
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105