Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Planejamento: o que fazer nas férias?

Muita gente deve estar pensando que este será um texto sobre as férias de julho e orientações sobre o que fazer para não extrapolar o orçamento. Mas, a verdade é que o artigo dessa edição é para falar sobre a programação para o fim do ano, afinal de contas, já aprendemos em colunas passadas que a antecedência é o amigo número um do planejamento.
Então, tenho uma pergunta a fazer: quais são os planos para as férias de dezembro/janeiro?

Seja você solteiro, ou como parte de uma família. Já está mais do que na hora de pensar no que se quer fazer, analisar as possibilidades e começar a poupar para poder realizar com consciência, e, sem endividamento, até porque, esses momentos são para serem aproveitados com leveza e felicidade, não para se tornarem uma preocupação, arrastada por meses afora.
Além disso, vai coincidir com um período de muitos gastos, como ceia de Natal, presentes, amigos secretos, IPTU, IPVA, matrícula e material escolar, dentre tantas outras contas intrínsecas ao fim e início de ano que todo brasileiro conhece muito bem. Não podemos bobear, não é mesmo?
O primeiro passo, então, é decidir o que fará (ou farão); se viajar estiver na lista, é preciso escolher o destino, pesquisar tudo o que pode ser feito lá, bem como a faixa de preço de cada item. Só assim será possível realizar um planejamento efetivo, comparando com o orçamento e vendo se dá para manter tudo, ou se deverá fazer cortes, para que se encaixe na realidade financeira. É preciso ficar muito atento com o valor da moeda local, IOF, documentações, vacinas, etc.
Se tiver família, reúna todos – inclusive as crianças – para falar sobre o assunto. Decidam e pesquisem tudo, juntos, pois participar de cada etapa do processo faz com que fiquemos mais comprometidos com o objetivo em questão e nos empenhemos mais, tendo disciplina e foco para gastar menos com impulsos e supérfluos, , em prol da realização do que está sendo programado.
O planejamento é a grande chave da questão e ele deve ser iniciado o quanto antes para passar as férias de fim de ano da maneira como se quer, sem carregar dívidas e descontrole, comprometendo o orçamento financeiro do novo ano que se inicia. Vamos começar agora?

Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira e autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Mesada não é só dinheiro, e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil.