Óleo e gordura são responsáveis por 40% dos casos de entupimentos de tubulações. A gordura, jogada no ralo da pia acumula no encanamento e se solidifica na parede dos canos, obstruindo toda a rede, gradativamente. Muitas vezes, chegam a causar grandes entupimentos, até no esgoto de rua. Outros grandes vilões dos entupimentos são cabelos, absorventes, papel higiênico, fio dental, preservativos e até cotonetes, que caem nos ralos dos banheiros, em vez de serem descartados, corretamente, no lixo.
Para desentupir o encanamento, há quem opte por soluções caseiras, como arames, detergentes, refrigerantes e produtos químicos, comprados em supermercados, o que Theodoro desaconselha. Muitas vezes, as soluções caseiras causam um dano maior que a própria obstrução. Mesmo que o problema pareça pequeno, a melhor forma de se livrar, definitivamente, de um entupimento é chamar uma empresa especializada. O atendimento para a vistoria é gratuito, para que se tenha noção do tamanho do problema e qual a metodologia a ser empregada. Somente depois do orçamento aprovado é que o síndico, morador ou proprietário irá contratar o serviço, que pode ser simples, ou complexo.
Entre as técnicas mais utilizadas pelo serviço profissional estão: esgotamentos a vácuo; por cabos; aplicação de CO2 e hidrojateamento. Os esgotamentos a vácuo consistem na utilização de caminhões com tanques cilíndricos para sucção dos resíduos, transporte e destinação adequada. Os desentupimentos por cabos utilizam maquinas elétricas que introduzem cabos de aço espirais e giratórios nas tubulações, fazendo a trituração e raspagem nas paredes das tubulações. A aplicação de CO2 emite jatos de ar comprimido sob pressão dentro canos, mas somente em casos especiais. O hidrojateamento requer a utilização de caminhão com tanque de água e bomba de alta pressão para jatear o líquido no interior das tubulações, metodologia utilizada em desentupimentos mais complexos e longas tubulações.
Matéria desenvolvida com informações de Francisco Antonio Theodoro Neto, supervisor técnico da Osaka Controle de Pragas e Desentupimento (www.osaka.com.br).
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105