Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Como devo investir o meu dinheiro?

Você sabe o que deve considerar ao analisar um investimento? A grande maioria das pessoas, fica atenta apenas à Rentabilidade, mas é essencial que se considere, também, dois aspectos de altíssima relevância: o Risco – que é a possibilidade de perda, ou de o retorno ser diferente do que o esperado, e a Liquidez – que é a capacidade de transformar o investimento em dinheiro, sem uma perda significativa de valor.

Como se não bastasse, também é necessário considerar o perfil do investidor e o horizonte de tempo do investimento.
Uma mesma pessoa pode ter vários investimentos, com horizontes de tempo diferentes entre si, conforme os seus objetivos de vida. Para ilustrar, imagine que ela tenha planos para viajar daqui há um mês e comprar uma casa em 5 anos. Para alcançar estes objetivos, ela terá investimentos para o curto e médio prazos. Mas, além desses objetivos, é importante manter uma reserva financeira de emergências para o curto prazo, do mesmo modo que, para o longo prazo, é recomendável constituir uma reserva para a aposentadoria.
Diante disso, você deve estar se perguntando: mas como devo investir o dinheiro da minha reserva de emergências? Para investimentos de curto prazo, é melhor não arriscar e aplicar em produtos bem conservadores, pois o pequeno espaço de tempo do investimento pode não ser suficiente para recuperar uma grande perda.
E para a minha aposentadoria? Para o longo prazo, é possível assumir mais riscos, sempre respeitando o perfil do investidor. Investimentos mais arriscados têm a possibilidade de maiores ganhos, mas também podem ter maiores perdas. O prazo termina sendo essencial para recuperar perdas potenciais. Para o médio prazo, seria uma carteira intermediária.
Por fim, mas não menos importante, gostaria de salientar que é fundamental manter uma carteira diversificada. Isso minimiza os riscos, pois se um ativo estiver com rentabilidade negativa, provavelmente, haverá um outro no positivo, que compensará a perda do primeiro.

Leticia Camargo é economista, planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner). Email: leticia@leticiacamargo.com.br.