Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Amamentação precoce

Sabemos que a amamentação tem grande importância para o desenvolvimento saudável do bebê e para a saúde da mãe.
O leite materno já vem pronto, com temperatura e sabor ideais. Além disso, contém os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do recém-nascido e o protege contra infecções, pois é rico em anticorpos. Além disso, o aleitamento reforça o vínculo mãe-filho, fazendo com que o bebê sinta-se seguro e amado.
A Organização Mundial da Saúde preconiza que a mamada preliminar deve ocorrer na primeira hora de vida da criança, e isso tem papel fundamental no sucesso da amamentação.
Dentre as vantagens desse imediatismo está a liberação de hormônios como a ocitocina, que acontece no ato de sugar do bebê, aumentando as contrações uterinas da mãe, levando à expulsão da placenta, com maior facilidade

. Além disso, sugando, o bebê ajuda na descida do leite materno, jogando na corrente sanguínea da mamãe o hormônio prolactina que estimula a produção de leite. A endorfina também é liberada quando o bebê é amamentado, logo após o parto, diminuindo as dores da mulher, que muda seu foco para o bem-estar do seu filho, despertando o instinto de proteção e cuidado.
Para ser privilegiada com todos os benefícios desse contato precoce, converse com os médicos que realizarão seu parto e com o hospital. Procure também, durante a gestação, uma consultora materna para educá-la, a fim de garantir uma boa pega do seio, de evitar problemas como a mastite e ferimentos, durante a amamentação, e para orientá-la sobre os variados aspectos do aleitamento materno.
Quanto mais informações você tiver, mais empoderada e melhor preparada estará para beneficiar seu bebê e a você mesma.

Ana Flávia Andreoli
Pedagoga e Consultora Materna e do Sono Infantil
consultoriamaterna100segredos@hotmail.com