Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Como aprendemos uma nova língua?

Você está assistindo a um programa de culinária na TV. A apresentadora está fazendo um bolo simples. Você entendeu como fazer a receita? Agora, vá até a cozinha e sem olhar em nada, faça o mesmo bolo. Será que você lembrará de tudo? Será que, realmente, aprendeu? É bem provável que você já tenha esquecido alguns passos e se atrapalhe na ordem dos ingredientes. Por que isso acontece? Porque entender é diferente de produzir. E nós aprendemos melhor quando produzimos.
Vamos levar este exemplo acima para o ensino de línguas.

É, exatamente, isso que acontece com milhares de alunos. Eles assistem à aula, passivamente, e depois não produzem mais nada. A importância da prática, ou seja, da homework é fundamental. É nesse momento que o aluno tirará as dúvidas e organizará as informações em seu cérebro. Forçará, assim, a consolidação do aprendizado.
Nós também aprendemos, quando damos significado àquilo que lemos, ou ouvimos. Tente memorizar 10 palavras aleatórias, separadamente. Agora, tente memorizar outras 10 palavras, formando em sua mente uma pequena história entre elas. A segunda tentativa terá um sucesso maior, pois, houve uma associação entre as palavras, um sentido.
Porém, de nada adianta frequentarmos as aulas e fazermos a lição quando não há um feedback sobre o exercício feito. É como um barco sem destino. Parece estar na rota certa, mas como saber a direção, sem uma bússola? A correta orientação para o aluno saber se está no caminho certo torna-se essencial.
Outro ponto importante nesse processo é a regularidade. Estudar 6h em um dia e depois deixar o material de lado, talvez não tenha a mesma relevância do que estudar 30 minutos todos os dias. Ter disciplina e organização para dedicar tempo aos estudo é indispensável.
Por fim, estudiosos afirmam que devido à anatomia do nosso cérebro, é relativamente mais fácil compreender uma nova língua do que falar a mesma. Por isso, exercícios objetivando a conversação tornam-se muito importantes, para o melhor desempenho do aluno.

Gabriela Santos – professora de inglês
gabipsteacher@gmail.com