A formatação é um último recurso para solucionar os problemas dos computadores, caso nenhuma outra ação seja capaz de resolvê-lo. Exemplos como: vírus, travamento intermitente, sistema operacional corrompido, ou lentidão.
Conforme os softwares são atualizados pelos seus fabricantes – na maioria dos casos uma nova atualização é agregada a uma antiga – os programas acabam se “inchando” e deixando “rastros” que os tornam mais lentos.
Essa lentidão é imperceptível no começo, porém, conforme mais e mais atualizações ocorrem, ela passa a ficar evidente. Essa queda de desempenho, mais cedo, ou mais tarde, irá se apresentar, mesmo em computadores modernos e com sistemas atuais.
A formatação é indicada para máquinas com até quatro anos, que ainda estão em plena condição de uso. Os computadores mais antigos têm dificuldade de suportar toda a carga de processamento exigida atualmente, e mesmo com a formatação, a capacidade original do computador pode não ser recuperada.
Formatar um computador implica em apagar totalmente o seu conteúdo, sendo necessário reinstalar seu sistema operacional do zero. Fotos e documentos são perdidos, então, ponto extremamente importante, antes da formatação, é a realização de um backup completo de seus dados e de um inventário dos softwares instalados e seriais.
A formatação de computadores é um processo possível de se realizar por conta própria. Entretanto, esse é um procedimento demorado e trabalhoso que pode apresentar problemas que um usuário sem conhecimento necessário, não será capaz de resolver.
Marco Sernagiotto
marco@isuporte.com.br
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105