Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Pesquisa comprova os resultados da educação financeira nas escolas

Se faltavam números que comprovassem a importância da educação financeira nas escolas, essa questão foi superada com a 1ª Pesquisa Nacional de Educação Financeira nas Escolas.
Essa pesquisa foi realizada em parceria entre o Instituto Axxus, o Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) do Instituto de Economia da UNICAMP e a Abefin, e os resultados foram muito positivos, comprovando a eficácia da educação financeira nas escolas, não só para a vida das crianças, mas de todas as famílias envolvidas.
Para que os resultados fossem os mais amplos possíveis, foram entrevistados 750 pais, sendo 50% pais de alunos que estudam em colégios que adotam educação financeira e 50% pais de alunos que estudam em colégios que não adotam a educação financeira. As cidades adotadas como base para o estudo foram Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Vitória.
Para se ter ideia do impacto nas famílias, quando os pais foram questionados com a pergunta: se partir de hoje você não recebesse mais o seu ganho mensal, por quanto tempo manteria seu padrão de vida atual? Entre os pais com filhos que tiveram educação financeira 25% conseguiriam manter o padrão de vida por mais de um ano, 73% até seis meses e apenas 2% por apenas um mês.
Mas os pais cujos filhos não tiveram educação financeira só 3% conseguiriam viver por até um ano ou mais, 53% sobreviveriam até seis meses e 44% por apenas um mês. Esse resultado impressiona, mas demonstra os riscos que a falta de ensinamentos sobre o tema pode proporcionar.
Com base na pesquisa completa temos a conclusão que inserir educação financeira nas escolas é inserir um conteúdo realmente transformador, que vai muito além da matemática, como por muito tempo se acreditou, tendo em vista que o tema está relacionado diretamente à sustentabilidade e faz com que as crianças possam ter uma vida melhor.

Reinaldo Domingos é doutor e mestre em educação financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira e autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Diário dos Sonhos e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil.