Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Organizações

Quando nossos filhos são pequenos nem sempre lembramos de que forma poderão nos ajudar nas tarefas da casa. A tendência, é acabarmos fazendo por eles. A correria do dia a dia, a pressa e o acúmulo de compromissos influencia na decisão de darmos conta das tarefas da forma mais rápida possível. Acabamos esquecendo que as crianças vivem “ o tempo deles” que é… diferente… mais lento, com outras percepções do cotidiano e, se atendo a detalhes que passariam despercebidos pelos adultos.
Tarefas de higiene, pequenas rotinas, já podem ser introduzidas desde a mais tenra idade: Quando inicia a “tirada da fralda” após a ida ao banheiro as crianças já lavam suas mãos, por exemplo, ou guardam na mochila suas roupas na escola. Guardar o seu material na estante da classe ou do quarto é outra ação incentivada diariamente e, aos poucos, pequenos hábitos vão se instalando. Para que isso aconteça com sucesso é muito importante que exista um “ambiente preparado” – como já dizia a médica e educadora Maria Montessori. O que vem a ser esse ambiente? Primeiro temos que analisar o tamanho da criança. Se a altura dela estiver correspondendo aos móveis que utiliza, facilitará o sucesso desta atividade. Uma boa dica é o adulto ficar “de joelhos”, para perceber o ambiente como a criança o verá. Este deverá ser organizado neste tamanho para facilitar os pequenos nas tarefas. Estantes baixas, cadeiras adequadas, brinquedos com peso e proposta dimensionados etc. Nossos lares são projetados para adultos. Para uma criança na primeira infância o tamanho dos móveis e objetos são grandes, podendo oferecer até algum risco.
Gostamos de um canto para chamar de nosso em casa! A criança também! Um canto ou um quarto que esteja moldado e montado para o seu pequeno é muito interessante para a convivência! Pequenas regras e rotinas poderão ser mais facilmente assimiladas se forem combinadas com antecedência: Eis alguns exemplos :” – A brincadeira com massinha é para ser usada na sua mesa” ou “ – vamos fazer um varal para colocar os seus desenhos pendurados, como um quadro”. Este é o lugar de seus desenhos! Uma estante quadriculada facilita para guardar cada brinquedo em um espaço. Não é necessário ter uma infinidade de brinquedos. Tente guardá-los no mesmo lugar ou na mesma sequência. Isso a ajudará a desenvolver a noção de ordem. Separe parte do que ele ganhou no aniversário para periodicamente alternar os brinquedos que seu filho usa.
Quando as crianças são maiores é possível pedir para ela guardar os talheres, agrupando os maiores e menores ou dobrar e guardar as suas roupas, sapatos etc até o momento de fazer a lista de compras do supermercado ou cópia das receitas preferidas, por exemplo. Se houver um pet em casa parte da responsabilidade e cuidado poderá ser dada as crianças mais velhas. Isso funcionará como um incentivo ao desenvolvimento de responsabilidades.
Mais para frente outras conquistas acontecerão, fazer a mala de viagem, controlar a mesada, polir ou limpar o carro, organizar o final de semana com amigos, entre outras tantas.
Os pais devem observar e aos poucos apresentar e incentivar situações que favoreçam a aquisição de autonomia. A organização e o planejamento auxiliam e muito esta conquista diária!

Maria Angelina Franceschini Brandão
Prima Escola Montessori de São Paulo