Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Aposentadoria: documentação completa pode reduzir tempo de concessão

Muitas pessoas pedem sua aposentadoria, mas, na data do atendimento, não levam ao INSS toda a documentação necessária. A falta dos documentos corretos impossibilita a análise do benefício e acarreta uma demora maior para que o segurado receba a aposentadoria. Para evitar atrasos, o interessado deve estar atento aos documentos exigidos e reuni-los, antes de ir à agência, no dia agendado para o atendimento.
Os documentos básicos que devem ser apresentados no pedido da aposentadoria são:

RG ou outro documento oficial de identificação válido e com foto (Exemplos: carteira de motorista e passaporte); CPF; Carteiras de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos que comprovem o pagamento das contribuições ao INSS.
Além desses documentos – comuns à maioria dos segurados – a documentação a ser apresentada varia conforme a profissão e as atividades laborativas, desenvolvidas pela pessoa, ao longo da vida. Alguém que tenha prestado serviço militar, por exemplo, deverá levar ao INSS o Certificado de Reservista, ou outra certidão que indique o tempo total de serviço militar. Já, um professor, que pode ter direito a uma redução no tempo de serviço, deve apresentar uma declaração do estabelecimento de ensino que caracterize o exercício da atividade em magistério, caso essa informação não conste na Carteira de Trabalho.
Lista completa dos documentos exigidos – A relação dos documentos que devem ser levados no dia do atendimento no INSS é informada, no momento do agendamento, pelo telefone 135. Essa relação também está disponível no site www.previdencia.gov.br, onde é possível verificar os documentos exigidos, especificamente, para cada categoria de contribuinte e de acordo com as atividades profissionais exercidas. O trabalhador que pedir qualquer benefício, também deve apresentar um comprovante de endereço
Assessoria de Comunicação Social – INSS/SP