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O PROVER…

Pais atuais, às vezes, acham que “prover” é presentear, exageradamente, seus filhos, como que os compensando por seu tempo escasso, seu estresse, ou falta de disponibilidade.
Conheço famílias que propiciam a seus filhos mais do que estes conseguem absorver e aproveitar como quantidade excessiva de brinquedos (acabam não valorizando o que ganham), roupas em grande variedade, quartos lotados das mais diferentes informações e nem sempre adequados à faixa etária; festas dignas de príncipes, ou princesas com muito estímulo, agitação e excesso.

Agora pensando mais objetivamente o que será que seu filho realmente necessita? (Principalmente se a idade for abaixo dos seis anos). Primeiro eu listaria um espaço para chamar de seu (pode ser um canto do quarto), uma organização básica: onde guardar seus brinquedos e roupas, o lugar onde acontecerá rotineiramente a alimentação e banho e, algumas adaptações pequenas, em relação ao tamanho físico de sua criança e a sua casa.
Desde cedo, podemos iniciar a noção de ordem – os objetos colocados no mesmo lugar –Exemplo: roupas em determinadas gavetas ou espaços; brinquedos em uma quantidade que seja suficiente para que seu filho os perceba (7/8) e colocados por exemplo em uma mesma ordem na estante. Se não tiver uma estante colocá-los em uma mesma ordem no chão mesmo, ou sobre um tapete. Guardar o excesso e, periodicamente, trocá-los.
No horário do banho, ou alimentação estabelecer algumas rotinas. Exemplo a roupa que irá vestir após o banho já separada, a toalha ao lado, resolver se haverá, ou não espaço para brincadeiras neste momento etc. Na refeição, ao alimentar sua criança (dependendo do desenvolvimento) dar uma colher, ou talher a ela, e a outra ficar com o adulto e estabelecer uma pequena sequência, o que muito facilitará o dia a dia. Aos poucos introduzir alimentos de diferentes texturas, que exijam mastigação, possibilitar a experimentação de sabores diferenciados, fazendo deste momento algo prazeroso, local de conversas e de encontro.
No dia a dia as crianças sentem-se mais seguras em situações previsíveis, vividas e repetidas. Nos momentos novos, como aniversário de amiguinhos, ou viagens observe o que a sua criança mais gosta de fazer e apresente a ela o que é “desconhecido”. Se ela entender que o novo não é “ameaçador” aos poucos irá participar e curtir o momento de forma adequada. Além de aprender como se portar, esta é uma maneira de conhecer para ficar independente nas novas experiências.
Na hora do “prover” sua família, ou sua criança lembre-se que o excesso pode ser prejudicial. É preciso valorizar o que se consegue, ou o que se ganha e dar a importância devida. O esforço para se conseguir alguma coisa faz com que a conquista seja mais saborosa. No “prover” observe e avalie, concluindo o que, REALMENTE, é o importante e necessário e o que preenche outras necessidades.

Maria Angelina Franceschini Brandão – Prima Escola Montessori de São Paulo