Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Como se preparar para morar sozinho?

educacao-financeira-marco-21

O primeiro passo é ter uma visão geral da sua renda liquida, gastos em vigor e quais serão os custos reais que você terá com o novo lar.
Talvez você fique surpreso agora, mas em geral, de 20% a 30% da sua renda acaba sendo destinada ao pagamento do aluguel e 20% em outros serviços, como energia elétrica, gás e água. Você vai precisar calcular também outras despesas mensais, como supermercado, refeições fora de casa, contas de telefone celular e sinal de internet. Tente separar cerca de 30% do seu orçamento para elas.
E para a sua Reserva Financeira, pelo menos 10% de sua receita deveria ter essa finalidade que será extremamente útil, pois é ela que não permite que você se endivide por imprevistos relacionados à moradia, problemas de saúde ou demissões inesperadas.
Você pode utilizar um caderno, planilha de gastos ou um aplicativo. O mais importante é ter um panorama das suas despesas mensais.
Começar a morar sozinho acumulando dívidas não costuma ser uma boa ideia, já que elas impactam no seu Score de Crédito e podem atrapalhar o fechamento de contratos, invalidando-os ou aumentando os custos. Se possível, quite ou negocie as dívidas antes entrando em contato com as instituições ou pesquisando pelos feirões de quitação. Saiba mais sobre Negociação de Dívidas clicando aqui.

Matéria desenvolvida por Carol Stange, especialista em finanças pessoais (https://carolstange.com.br)