Telefone, site, aplicativo, assistente virtual e vídeos auxiliam o trabalhador
Quase todos os serviços do INSS podem ser realizados a distância, sem que a pessoa precise ir a uma unidade do Instituto. Os principais canais para o cidadão são o Portal Meu INSS (aplicativo e site gov.br/meuinss) e a Central Telefônica 135.
Pelo Meu INSS, o cidadão pode requerer benefícios, anexar documentação que for solicitada para o andamento do pedido (cumprimento de exigência), emitir extrato de suas contribuições previdenciárias e de pagamento de benefícios, agendar atendimento presencial, entre outros serviços.
Pelo telefone 135, é possível, por exemplo, fazer inscrição na Previdência Social, obter orientações, esclarecer dúvidas, solicitar benefícios e agendar atendimento presencial.
Vídeos e assistente virtual – Para saber como se cadastrar no Meu INSS e como cumprir exigência anexando documentos no site, entre outros serviços, as pessoas podem assistir aos vídeos do site gov.br/inss. Alguns deles são: conheça o Meu INSS, cadastro de senha, como trocar senha, como solicitar um serviço. O link vídeos fica em centrais de conteúdo do site. Os vídeos também podem ser encontrados no youtube (https://www.youtube.com/c/INSSOficial).
Para orientações sobre os benefícios e serviços do INSS, também é possível consultar a assistente virtual Helô, no site gov.br/meuinss. A assistente está programada para esclarecer as dúvidas mais frequentes dos usuários do INSS, com um banco de respostas que está sendo aprimorado e vai permitir atender cada vez mais questionamentos. Servidores do INSS também auxiliam nas respostas da Helô.
Para informações gerais sobre os serviços e benefícios do INSS, notícias sobre o Instituto e para ter acesso ou solicitar informações públicas relacionadas ao INSS, as pessoas podem acessar o site gov.br/inss.
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105