O mundo é bom, a vida é perfeita, as pessoas são sempre felizes, essa parece ser a tônica que ronda a nossa realidade atual, muito provocada pelas redes sociais, onde todos nós priorizamos mostrar um recorte colorido dos acontecimentos. Essa distorção da realidade – que afinal é composta por coisas boas, outras nem tanto e outras ainda, bem ruins – pode nos distanciar do que verdadeiramente sentimos.
Nosso processo educacional, seja no ambiente familiar ou escolar, não favoreceu muito a conexão com as emoções (nesse artigo estou tratando sentimentos e emoções como sinônimos), sendo assim temos dificuldade para identificar e dar nome para ao que sentimos.
Outro aspecto que dificulta nossa identificação de sentimentos é que muitas vezes aprendemos a estar direcionados para fora – para os outros ao invés de em contato conosco. Nesse sentido pautamos nossa conduta menos no que estamos sentindo ou precisando e mais no que o outros acham.
Como acolher e aprender com nossas emoções?
1º Passo – Identificar o que sentimos
2º passo – Dar nome ao que sentimos
3º Acolher as emoções/sentimentos
4º aprender com as emoções
5º praticar a expressão dos sentimentos
Desenvolver intencionalmente habilidades relacionadas a expressão de sentimentos e emoções, pode nos apoiar a vencer dificuldades de relacionamento e preencher lacunas que possibilitem legitimar quem realmente somos. Desenvolver a consciência emocional é o primeiro passo para ter inteligências emocional.
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105