Quando nos sentimos culpados, de forma inconsciente, vamos buscar maneiras de punir a nós mesmos através de processos de autossabotagem. O castigo parece que vem de fora. Parece “karma”, azar, coincidência, ou resultado da praga da mãe ou do ex. Mas, na verdade, é a própria pessoa, agindo de uma forma inconsciente que leva as coisas a darem errado.
Além de agirmos de forma sabotadora, também atraímos situações negativas ao guardamos maus sentimentos. O castigo só acaba quando há uma dissolução total da culpa e atingimos um estado de auto perdão.
Enquanto essas emoções ficam guardadas no nosso inconsciente, nossos comportamentos são afetados. Às vezes conseguimos enxergar comportamentos destrutivos, mas, mesmo assim, não conseguimos agir diferente. É a força emocional agindo por trás, mais forte do que a parte racional. Em outros casos, sutilmente agimos e fazemos escolhas que levam a resultados negativos e não percebemos.
Fica muito óbvio que acumular sentimentos de culpa é extremamente prejudicial. A tortura de guardar esse sentimento já faz parte do processo de auto punição. Muitas pessoas se sentem tão culpadas que não se permitem curar a culpa por achar que precisam desse sofrimento para pagar pelo que fizeram. Elas deixam de buscar ajuda ou abandonam um trabalho terapêutico que tenha o poder de libertá-las. Essa auto punição pode durar uma vida inteira.
Que culpas você acumulou desde a sua infância? Culpa por ter sido injusto com alguém; por ter acabado um relacionamento; por não ter sido um bom filho; por não ter sido um bom pai/mãe; por ter praticado bullying; por ter traído alguém; por ter perdido uma oportunidade profissional; por ter escolhido a carreira errada; por ter provocado um acidente; etc..
E de que forma será que você vem se punindo? Deixando passar oportunidades profissionais; criando uma vida de muito trabalho; entrando em relacionamentos destrutivos; deixando de cuidar da saúde; comendo coisas que fazem mal ao seu corpo; bebendo em excesso; não se sentindo merecedor de uma vida mais confortável; bloqueando a sua criatividade; sabotando seus projetos pessoais… São muitas as maneiras que usamos para nos prejudicar.
Estes sentimentos negativos uma vez dissolvidos com a ajuda da EFT trazem um alívio profundo, uma sensação de esvaziamento emocional completo. Surge uma sensação de compreensão de si mesmo, compreensão e aceitação com relação às atitudes, e um estado de auto perdão.
Livre da culpa, certamente suas escolhas serão bem mais saudáveis. Torne sua vida mais leve e produtiva eliminando essa pesada carga emocional.
José Carlos Bertan – www.terapiasaopaulo.com
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105