Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Guia da reforma sem stress

Quase todas as pessoas já pensaram em construir, ou reformar, porque é natural no ser humano querer influir sobre o meio ambiente em que vive, principalmente, o local onde mora. 
Porém, além de boa vontade é necessário planejar aquilo que se quer, para evitar aborrecimentos. 
Aqui estão alguns pontos a considerar:
• Pergunte-se “por que” quer reformar, ou construir. Isso faz com que se tenha certeza da necessidade de fazê-la.

• Amadureça a ideia. Aquilo que parece claro, muitas vezes, não resiste uma análise mais profunda. Converse com as pessoas que compartilham esse ambiente com você.
• Procure ajuda. Não dispense um bom profissional, quer seja para elaborar o projeto, ou para orientar sobre a obra. O arquiteto é o profissional indicado para orientar quanto aos espaços, estética, funcionalidade e aspectos técnicos da obra.
• Projeto ou consultoria? O projeto é o plano completo daquilo que se quer construir, com detalhes e, geralmente, com maior complexidade. A consultoria, além de, em geral, ser mais barata, atende às necessidades de soluções mais simples, ou específicas, como mudanças em um ambiente, melhora da funcionalidade, dúvidas técnicas, ou pequenas reformas.
• Arquiteto, ou engenheiro? São profissionais diferentes que se complementam, pois o arquiteto trata sobre “o que fazer” para orientar e resolver o problema do cliente, com sua abordagem mais estética e humanística, enquanto o engenheiro se atém mais ao “como fazer” para executar aquilo que se projetou, principalmente, grandes obras civis.

Arq. Jasel Alvarenga – CAU A79391-4
jaselg@gmail.com