Troca de Banners Responsivo - Aleatório

A chegada de um bebê em casa

A chegada de um novo filho provoca inúmeras mudanças no lar. Se for o primeiro, e “não vem com manual de instrução” da experiência, gera uma grande expectativa. Por mais que os pais se preparem, parece nunca ser suficiente diante do novo. Noites insones, desafios como choro, amamentação, fraldas gera adaptações dos dois lados. Diferentes vivências irão construindo, aos poucos, a rotina e o foco principal da família passa ser o novo habitante, que exige atenção integral e toma conta de todas as outras prioridades anteriores a sua chegada.

Diferentes emoções e desafios estarão presentes no cotidiano do lar. Mesmo com todas as novas demandas e responsabilidades o casal deve tentar estar junto nesta nova experiência, buscando dialogar e compartilhar. Muitas vezes, faz-se necessário uma ajuda externa, quando os pais trabalham, e precisam ficar fora de casa. A escola então entra como uma parceira, auxiliando o funcionamento da estrutura do lar.
Neste momento, é fundamental escolher um lugar em que os valores sejam parecidos com as do núcleo familiar. Conhecer a rotina da sua família, estabelecer vínculos afetivos e auxiliar, dando tranquilidade ao seu dia a dia, são funções deste novo lugar. Acolher bem o seu filho e incentivar o aprendizado, também. No Método Montessori existe uma preocupação com a preparação do local onde os pequenos serão recebidas: é levado em conta o tamanho da criança, os interesses e, e o ambiente é, cuidadosamente, planejado pelo educador.
As crianças pequenas necessitam de rotina em seus hábitos: no horário da alimentação, no sono, e dia a dia, isso facilita e tranquiliza os pequenos. O objetivo é propiciar acolhida e estimular aos poucos a autonomia nesta rotina.
Papais e mamães, tenham consciência de que as crianças são resistentes e se adaptam a situações novas. Por vezes, os pais ficam receosos com esta nova etapa, com a primeira escola do filho. Meu conselho é: pergunte muito, visite o local mais de uma vez, observe o ambiente e a atmosfera das crianças que lá estão. Desta forma aos poucos ganharão confiança para que a escolha seja adequada e saudável e você verá o resultado no desenvolvimento de seu filho.
Maria Angelina Franceschini Brandão
Prima-Escola Montessori de São Paulo