Troca de Banners Responsivo - Aleatório

A Revolução oculta da Reforma Trabalhista

São enormes as mudanças, trazidas pela Reforma Trabalhista, que altera mais de 100 (cem) artigos da antiga CLT. E, neste sentido, muito se tem dito, principalmente, sobre a questão da prevalência do negociado sobre o legislado e no fim da contribuição obrigatória, aquela em que o trabalhador contribui, mesmo contrário à sua vontade, e que não lhe é prestado contas pelos Sindicatos que recebem as enormes quantias.

Mas, refletindo um pouco mais profundamente, acredito que estamos vivendo uma revolução. Explicando: se os Sindicatos terão que correr atrás do dinheiro, deverão fazer isso aproximando-se de suas bases (trabalhadores). A consequência será um distanciamento das “ideologias”, ligadas aos partidos políticos que controlam as Centrais Sindicais e, portanto, os Sindicatos. A exemplo: Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul, ligado à Força Sindical que pertence ao PDT, Sindicato Metalúrgicos do ABC, ligado à CUT que pertence ao PT, Sindicato do Metalúrgicos de Campinas, ligado a Intersindical que pertence ao PSOL, Central Sindical CONLUTAS que pertence ao PSTU e por aí afora. Ora, para financiarem-se deverão aproximarem-se dos trabalhadores, e para estes, pouco importa o partido político que os controlam, pois, deverão, efetivamente, trabalhar para o atendimento das necessidades e interesses deles, que parecem ainda não perceberem que ficaram mais fortes com a Reforma Trabalhista, já que não necessariamente estão à mercê dos Sindicatos para todas as negociações e inclusive podem exigir a prestação de contas de seus Sindicatos, já que passam a ser financiados mais diretamente pelos trabalhadores. Já, os Sindicatos perceberão que para arregimentar associados e outras contribuições deverão atuar de forma mais próxima, deixando de promover “eventos” de interesses políticos que visam atingir outros fins. Assim, deverão observar as leis do mercado, se quiserem proteger empregados e escaparem da extinção. Esta é a revolução, o sindicalismo in natura!!
Reinaldo Garcia do Nascimento – Consultor Relações Sindicais – Advogado – membro do escritório Guirão Advogados – www.guirao.com.br / facebook: guiraoadvogados / r.garcia@guirao.com.br