Não adianta tentar eliminá-las, pois, as formigas fazem parte do meio ambiente e, por serem integrantes da cadeia alimentar, são importantes para o equilíbrio da natureza. Elas estão por toda parte e, às vezes, invadem casas, apartamentos, eletrodomésticos, fiação e, principalmente, as nossas cozinhas. Elas buscam alimentos para manutenção dos seus ninhos e proteção contra o frio e calor, ou ainda, para se livrarem de predadores, ou seja, o ambiente doméstico é seguro para as formigas. Então, como é possível acabar com os ataques inoportunos das formigas?
Para isso, inicialmente é preciso identificar a origem do percurso das formigas e tape os orifícios, fendas e rachaduras. Cuide da limpeza da casa, diariamente, com água e vinagre e mantenha alimentos cobertos e protegidos, ou em recipientes selados. Não deixe expostos restos de comida ou líquidos. Limpe-os, imediatamente.
Conserve latas de lixos tampadas e lave sempre os potes de comida e aplique vaselina na base das tigelas dos animais. Coloque barreiras defensivas, como: talco de bebê, sal, marcas de giz, cascas de laranja, canela em pó e borra de café. Use cheiros para afugentar as formigas, como: cravo da índia, limão, pimenta-caiena e hortelã-pimenta.
Nunca use veneno industrializado por conta própria, os formicidas podem se espalhar no ambiente doméstico e envenenar a família e os animais domésticos e se nada der certo, a saída é procurar uma empresa especializada no controle de pragas.
Matéria desenvolvida com informações de Francisco Antonio Theodoro Neto, supervisor técnico da Osaka Controle de Pragas e Desentupimento (www.osaka.com.br)
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105