Por mais de uma vez, tentei executar receitas culinárias que me pareciam fáceis, inicialmente. Na hora da prática, eu percebia a real facilidade, ou dificuldade da experiência. Como nunca fui chegada à cozinha (bem que tentei algumas vezes) tinha que seguir tudo tim tim por tim tim para não falhar. Neste exercício consegui algum sucesso em poucos pratos que acompanham o meu cardápio semanal.
A prática ajudou a conseguir bons resultados, apesar da minha falta de habilidade.
Minha avó, em sua sabedoria, dizia sempre: “na prática, minha neta a teoria é outra. Experimente na prática para ver o resultado, treine na prática para conseguir melhorar sua performance”…
Pensando na prática educacional, vejo como é importante a criança usar seu próprio corpo para entender alguns conceitos. Quando a criança com seu corpo experimenta diferentes desafios, agrega experiências, aprende de forma significativa e isso é muito importante, na primeira infância. Nas classes do Método Montessori há uma infinidade de trabalhos para que as crianças executem, treinem, e interiorizem conceitos, através da prática.
No artigo de Fátima Alves, sobre psicomotricidade na última revista do Sieesp há uma afirmação que considero muito verdadeira : “ aprender de corpo inteiro é importante para levar o sujeito a se construir. Este artigo fala também que da expressão “corporeidade” (essência do corpo) é o canal por onde as crianças se expressam: “ todas as experiências das crianças ( o prazer e a dor, o sucesso e o fracasso), são sempre vividas corporalmente. Se acrescentarmos valores sociais que o meio dá ao corpo, este corpo termina por ser investido de significações, de sentimentos e valores muito particulares… A criança percebe-se e percebe as coisa que a cercam em função de seu próprio corpo, isso significa que o conhecendo, terá maior habilidade para sentir diferenças”.
Os educadores devem ter consciência da importância disso. “Para a criança esta fase de aprendizado é decisiva, pois a orientará na ação, na descoberta, na forma de aprender, inventar e de socializar-se no mundo, além de formar conceitos. Criar consciência sobre os movimentos, aprender através deles é um processo que acontece vinculado ao crescimento. O corpo em movimento leva o desenvolvimento das funções mentais e sociais, facilitando a liberdade de realizar experiências e assim aprender e construir conceitos e relações de forma significativa. Um meio que pode ajudar a criança é o lúdico”. Quando observamos crianças brincando, no seu momento de lazer, percebemos que além de motivadas elas estão se exercitando e construindo sua estrutura corporal, afetiva e cognitiva.
Maria Angelina Franceschini Brandão
Prima Escola Montessori de São Paulo
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