Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Causas de entupimentos nas tubulações

Óleo e gordura são responsáveis por 40% dos casos de entupimentos de tubulações. Despejar material sólido, como alimentos e pequenos objetos nos ralos facilitam a obstrução. Outros grandes vilões dos entupimentos são cabelos, absorventes, papel higiênico, fio dental, preservativos e até cotonetes.
Os fatores mais comuns dos entupimentos ocorrem por mau uso das instalações hidráulicas, por descuido ou pelo excesso de resíduos. Também podem acontecer casos de sub dimensionamento do sistema hidráulico, excesso de curvas no encanamento e falta de caixas de gordura.

Para desentupir, há quem opte por soluções caseiras, como arames, detergentes, refrigerantes e produtos químicos comprados em supermercados, que, muitas vezes, causam um dano maior que a própria obstrução. A melhor forma de se livrar definitivamente de um entupimento é chamar uma empresa especializada.
Entre as técnicas mais utilizadas pelo serviço profissional estão: esgotamentos a vácuo; por cabos; aplicação de CO2 e hidrojateamento. Os esgotamentos a vácuo consistem na utilização de caminhões com tanques cilíndricos para sucção dos resíduos, transporte e destinação adequada. Os desentupimentos por cabos utilizam máquinas elétricas que introduzem cabos de aço espirais e giratórios nas tubulações, fazendo a trituração e raspagem nas paredes das tubulações. A aplicação de CO2 emite jatos de ar comprimido sob pressão dentro canos, mas somente em casos especiais. O hidrojateamento requer a utilização de caminhão com tanque de água e bomba de alta pressão para jatear o líquido no interior das tubulações.
*Francisco Antonio Theodoro Neto, supervisor técnico da Osaka Controle de Pragas e Desentupimento (www.osaka.com.br).