Sabemos que as doenças neurológicas são muitas e afetam boa parte da população brasileira. Estima-se que entre 10 a 20% de crianças e adolescentes podem sofrer de distúrbios do desenvolvimento e transtornos mentais, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde). Podemos relacionar as principais e mais frequentes doenças como: Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e Paralisia Cerebral. Em geral, as doenças neurológicas afetam o padrão natural de movimento, o equilíbrio, o tônus e força muscular, além de gerar déficit de atenção em indivíduos com distúrbios mentais.
O Pilates é uma excelente ferramenta no tratamento e auxílio na geração de bem-estar e qualidade de vida de pessoas que sofrem por alguma doença do sistema neurológico por estimular a circulação sanguínea, melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade, a mobilidade, o alinhamento postural, a força e o padrão de tônus muscular. O método é recomendado para ganho de flexibilidade e para aumento da saúde, no geral. Atualmente, existem centenas de artigos científicos que embasam a aplicação do método, no tratamento de desordens neurológicas, dor crônica, problemas ortopédicos e lombalgia (dores na coluna lombar).
O objetivo desse texto é apenas alertar ao leitor que existe um caminho de recuperação e geração de qualidade de vida e bem-estar, através do movimento inteligente. É imprescindível maiores informações a respeito da individualidade biológica e das características pessoais, antes de se iniciar qualquer trabalho, associando Pilates ao programa de reabilitação e condicionamento físico dessa população. Por isso, antes de iniciar qualquer programa de atividade física com Pilates, certifique-se da experiência profissional e da habilitação técnica do profissional que irá atender.
A qualidade e a geração de resultados positivos em qualquer tratamento dependem da qualidade multidisciplinar da equipe em questão. Pilates trará múltiplos benefícios em todos os casos citados acima, desde que a qualidade da sua aplicação seja feita com excelência técnica e científica.
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105