Falta de reserva de emergência, boletos chegando, despesas fixas que não aceitam negociação e redução de salários. Para dar um rumo na vida financeira, confira algumas dicas para colocar tudo em ordem.
1 – Separe suas despesas em fixas e variáveis: As despesas fixas são aquelas que independem do seu nível de consumo: aluguel, condomínio e mensalidade da escola. Já as despesas variáveis são aquelas que sofrem influência do nosso uso (e escolha) e podem apresentar grande variação de valor, como alimentação fora de casa, compras e uso do pacote de dados do celular, por exemplo.
2- Limite seu orçamento: Faça metas, ajustes e cortes: PRIORIZE os gastos essenciais, estipule metas para REDUZIR desperdícios e ELIMINE aquelas que não fazem mais sentido ou que simplesmente você consegue viver sem elas por um tempo.
3 – Poupe o que for possível: Se você ainda não tem sua Reserva Financeira, comece agora, nem que seja com pouco. A construção de uma poupança gera uma SEGURANÇA tremenda para períodos de incerteza e considere que a parcela da sua poupança é como se fosse um presente para você mesmo.
4 – Tome cuidado com as compras parceladas: Em momentos de crise, muitas pessoas pensam no curtíssimo prazo (se o valor da parcela cabe no orçamento) e não consideram o valor dos juros ao longo do tempo. Uma parcela pode parecer inofensiva, mas várias delas será um pesadelo. Interessante você não ter mais do que 30% do seu orçamento comprometido com parcelas.
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105