O carnaval este ano virá bem perto do fim das férias, e com isso a pele bronzeada do verão pôde se estender mais um pouco. O contraste entre a pele mais escurecida e o branco dos dentes, deixam o sorriso ainda mais realçado e chamam mais atenção para a estética do sorriso. Mas dentes amarelados e manchados em contraste com pele mais bronzeada, pode nos passar a impressão de mais idade ou até mesmo desleixo do indivíduo. Com isso, para ressaltar ainda mais o nosso sorriso, e dar um aspecto mais jovial na gente, o clareamento dental é um dos procedimentos mais procurados nesta época do ano, nos consultórios odontológicos.
Existem hoje no mercado muitos produtos cosméticos de clareamento dental, que vão desde gomas de mascar e pastas de dentes até tiras adesivas e moldeiras com gel clareador, para clarear os dentes enquanto você dorme. No próprio consultório odontológico, existem diversas técnicas de clareamento dental. Mas qual é a mais indicada? Qual é a mais eficiente? Estas perguntas são as mais frequentes e certamente você já deve ter se perguntado quando constatou que seus dentes realmente estão amarelados. Estas respostas apenas um profissional da área vai poder lhe ajudar após uma análise clínica dos seus dente, podemos dizer que praticamente todos funcionam, alguns clareando mais outros nem tanto, mas sem duvida o clareamento feito por um profissional competente é muito mais efetivo e duradouro do que os produtos cosméticos vendidos popularmente. Estes produtos são mais indicados para quem já fez o clareamento algum tempo atrás e precisa de um pequeno reparo ou para manter por mais tempo o dente clareado.
Um dos pontos mais importantes do clareamento é estar ciente que as restaurações, ou coroas de porcelana não clareiam em nenhum tipo de clareamento, nem com o procedimento a laser. Nestes casos após o clareamento, a chance de ter que trocar essas restaurações é enorme. Outro ponto importante é que antes de qualquer procedimento de clareamento, temos a necessidade de fazer uma boa limpeza geral nos dentes, para remover tártato e manchas superficiais do esmalte do dente.
Os cuidados posteriores ao clareamento são muito importantes, pois nesta fase os dentes também estão um pouco mais susceptíveis aos corantes de bebidas e alimentos como café, vinho tinto e chocolate. O tempo em que o dente fica clareado, vai depender deste tipo de cuidado que o paciente terá após o dente clareado. Pacientes fumantes e que tomam muito café ou consumidores de alimentos coloridos tem um prazo com dentes clareados bem menor que os pacientes que não se alimentam com corantes.
Converse com seu dentista antes de realizar qualquer procedimento de clareamento dental, pois ele te exclarecerá o melhor tipo de clareamento para seu caso e o a conduta correta para você aproveitar ao máximo seu bronzeado com um belo sorriso.
Dr. Demetrio Taketa – Diretor Clinico da Demtat Estética Odontológica
Mestre e especialista em Protese Dentaria Especialista em Implantodontia
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105