A depressão não afeta uma pessoa por idade, cor, crenças, ou posição socioeconômica, todas as pessoas de qualquer raça, posição e cultura podem sofrer desse mal. Pode ser desencadeada por uma situação (fase difícil da vida), pode estar associado a pequenos acontecimentos que se somam ao longo do tempo, ou não ter um motivo explícito que explique como ela “apareceu”.
A depressão tem como característica uma sensação de esvaziamento, ou falta de energia; a pessoa se sente desesperançada e infeliz, têm crises frequentes de choro e pode pensar em suicídio. É comum que haja perda de satisfação e prazer com a vida, perda de interesse por atividades que antes eram prazerosas, como: estar com a família, encontrar os amigos e fazer passeios.
Uma pessoa depressiva, normalmente, tem pensamentos negativos sobre si e a sua vida, tem a autoestima baixa, se sente incapaz e se culpa pelos fracassos.
Faz parte do quadro depressivo sintomas físicos, como: dor de cabeça, dor no corpo, cansaço, aumento, ou perda do apetite e excesso de sono, ou insônia. Por isso é muito importante que uma avaliação médica seja feita.
Com tratamento adequado, é possível sair do quadro depressivo e se manter mais saudável, o tratamento psicológico ajuda a pessoa a entender como “entrou nesse quadro” e quais possibilidades reais tem para mudar a situação atual.
Fernanda Visciani- CRP 06/117697
www.psicologafernandavisciani.com
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105