Nessa época, é sempre a mesma coisa: lojas lotadas de consumidores, buscando o melhor presente para as mães. O movimento é tão grande que faz com que a data seja a segunda melhor do ano para o comércio. Mas, dessa vez, não vou escrever sobre como comprar com educação financeira; quero falar com as mães, as protagonistas dessa história, sobre realização de sonhos.
Elas nos colocaram no mundo, se doaram em tempo integral para nos criar, abdicaram de muitas de suas vontades e nos transmitiram valores e ensinamentos que vamos levar para a vida toda. Há alguma dúvida de que elas merecem cuidar mais de si e começar a dedicar mais tempo para ir atrás de seus objetivos?
Sem objetivos, a vida se torna sem graça e o consumismo desenfreado toma força, uma vez que não há foco. Por isso, convido todas as mulheres a um exercício: relacionem, no mínimo, três sonhos: um de curto (até um ano), um de médio (de um a dez anos) e outro de longo prazo (acima de dez anos). Junto com eles, deve ter as seguintes informações: quanto custam e quanto poderá guardar, mensalmente, para essa finalidade.
O de curto prazo pode ser a troca do smartphone ou uma viagem; o de médio, trocar de carro, ou comprar um imóvel; e o de longo prazo, ter uma aposentadoria tranquila, por exemplo. Sem planejamento, nenhuma dessas coisas será realizada da maneira correta, mas sim, a custo de endividamentos maiores do que se pode bancar, correndo o risco de se tornar inadimplente.
Os filhos, por sua vez, podem ajudar suas mães a alcançarem seus objetivos. Nesse Dia das Mães, que tal perguntar a ela quais são seus sonhos e se programar, contribuindo com a quantia que puder, ao invés de gastar esse dinheiro com um presente qualquer que não fará ela se sentir realizada?
Caso não possa ajudar com um valor muito significativo dessa vez, busque saber todos esses sonhos dela e se planeje para a próxima data comemorativa, ou mesmo o próximo Dia das Mães. Com educação financeira, é possível realizar muitos sonhos. Mas, lembrem-se: mais do que presentes, a data deve ser sinônimo de amor e união e, no final das contas, é isso que toda mãe quer: ver os filhos bem e por perto. Feliz Dia das Mães!
Reinaldo Domingos é educador e terapeuta financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira, Abefin e Editora DSOP, autor do best-seller Terapia Financeira, dos lançamentos Papo Empreendedor e Sabedoria Financeira, entre outras obras.
MAIS MATÉRIAS
Revistas Em Condomínios | PABX: (11) 5032-0105